Fisioterapia Obstétrica

Principalmente para que a mulher possa retomar a vida normal depois do parto. A fisioterapia pélvica é utilizada em diversos aspectos e tem um papel na preparação para o parto natural e também no alívio de diferentes sintomas durante a gravidez, como a incontinência urinária.

Cerca de 40% das gestantes apresentam um ou mais episódios de incontinência durante a gestação ou logo após o parto. Com a fisioterapia, que reforça os músculos perineais, ocorre uma diminuição da perda de urina. Muitas mulheres acreditam que esse tratamento será útil apenas para quem se submeteu ao parto natural. Mas os benefícios são comprovados também durante a gestação, no parto cesárea e no período após o parto.

No pré-parto: diminuição dos desconfortos lombares; melhora da capacidade respiratória; relaxamento muscular; prevenção da diástase e das incontinências urinária e fecal. No pós-parto: melhora a flacidez do períneo; fortalecimento da musculatura abdominal; evita dor durante a relação sexual; auxilia na retomada da vida sexual; prevenção e tratamento das incontinências urinária e fecal.

Veja também